Eu

Eu

Seja feliz...

O êxito consiste em alcançar o que se deseja!

A felicidade em desejar o que se alcança...

sábado, 23 de abril de 2011

Atividade 1.8: Divulgação de Pesquisa

Atividade 1.7: Pesquisa de Projeto

Projeto Arco-Iris

Objetivo: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e um pouco das formas.

Justificativa pedagógica: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las.

Perfil do Grupo: Crianças de dois a quatro anos, em descobrimento das coisas do mundo.

Objetivos pedagógicos:

Conceituais:
• Nomear cores.
• Identificar cores e formas.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.

Procedimentais:
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e nomear as cores.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer as cores e formas utilizadas pelo mundo.

Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores.

Janelas:
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Matemática.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.

Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre as cores primárias e secundárias e sobre as formas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo).
- Falar com as crianças sobre o
arco-íris, se sabem o que é, se já viram algum.
- Ouvir a música
arco-íris da Xuxa, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar números com a contagem das letras do
arco-íris.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas formas geométricas no jogo da memória.
- Trabalhar a seqüência das cores e o reconhecimento do alfabeto.
- Contar a quantidade de cada flor de acordo com as cores das flores.

Duração:

• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.

Fonte de pesquisa do projeto:

Site: http://www.venturainformatica.com.br/projetos-pedagogicos-arco-iris.php

Atividade 1.6: Momento de Reflexão

Acredito que o professor deve buscar a qualificação necessária com intuito de aprender a operar os recursos tecnológicos que nos é oferecido, para então poder ensinar aos seus alunos, já que vivemos em um mundo dependente desses recursos. Nota-se que as brincadeiras antigamente adoradas pelas crianças, hoje já não são as mesmas, nossos alunos estão muito mais interessados e “antenados” nos jogos eletrônicos e entretenimentos ligados as inúmeras redes sociais encontradas na internet. Saber lidar com essas mudanças é uma meta a ser cumprida pelo professor, e percebe-se que uma meta urgente, pois a cada dia passado um recurso novo é inventado.

Atividade 1.5: Sugestão de Aula

Professora Cursista: Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo
Faixa etária das crianças: 03 anos

Plano de Aula

Conteúdo:
• Cores

Objetivo:
• Percepção visual
• Distinção das cores

Recursos:
• Cartazes com as cores: amarelo, azul, verde e vermelho;
• Computador.

Metodologia:
• Iniciar as atividades mostrando as cores e perguntando a turma se eles as conhecem. Então entregar a elas os cartazes para que tenham um contato mais próximo com as cores que serão trabalhadas sempre estabelecendo um dialogo com a criança e promovendo a associação das cores com objetos conhecidos por elas.
• Depois recolher os cartazes e encaminhar a turma para a sala de informática da escola.
• Na sala de informática direcionar os alunos aos computadores para trabalhar com eles as cores com a atividade do Site: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=32

Avaliação:
Espero com esta atividade proporcionar as crianças à oportunidade de estar desenvolvendo sua percepção visual e distinção das diferentes cores.

Atividade 1.4 : Tecnologia na escola Edna Lane