Eu

Eu

Seja feliz...

O êxito consiste em alcançar o que se deseja!

A felicidade em desejar o que se alcança...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atividade - Módulo X Relações Raciais

MÓDULO 10

Na Educação Infantil assim como nas demais modalidades de ensino, devemos estar cientes de que as crianças e os jovens devem ser vistos como pessoas capazes de construir um mundo melhor, mas cabe a nós professores e pais, sabermos orientá-los para que isso de fato aconteça, possibilitando a essa juventude a construção do conhecimento, a partir da interação com os colegas, com o professor e com todos que envolvam a escola.
Os valores precisam ser trabalhados na escola de forma mais abrangente, pois atitudes de cidadania e de boa convivência devem ser estimuladas no cotidiano dos alunos. Desta forma será possível fazer com que nossas crianças cresçam em condições apropriadas para tornar - sem adultos participativos, responsáveis e respeitosos. Tudo isso garantindo o bem-estar das crianças.
Ensinar a criança a respeitar sua imagem é de fato muito importante, pois se elas aprenderem a se valorizar, e a se respeitar, estaremos reforçando sua autoconfiança, e as tornando mais seguras de si perante a sociedade.
Todo o trabalho que valorize a relação racial na escola contribui para o desenvolvimento de atitudes de cooperação, respeito e solidariedade ao outro. Essas atitudes facilitam a convivência entre os alunos na escola e os preparam para as relações interpessoais no futuro.

Atividade - Módulo IX Relações Raciais

Modulo IX

A imposição da língua portuguesa foi uma questão fundamental para Portugal, no que diria respeito à preservação da colônia, contudo, a concorrência do português com a língua geral ainda persistiu até a segunda metade do século XVIII, quando o discurso das autoridades portuguesas se deu através de uma política de difusão e obrigatoriedade do ensino da língua portuguesa.
Antes de chegar Pedro Álvares Cabral ao Brasil existia mais de mil línguas nas terras brasileiras, faladas por indígenas americanos de diversas etnias. No transcorrer de sua história, o português brasileiro incorporou empréstimos de termos não só das línguas indígenas americanas e africanas, mas também, do castelhano, do francês, do inglês e do italiano.
O Marquês de Pombal instituiu o português como a língua oficial do Brasil. Nesta altura, devido à evolução natural da língua, o português falado no Brasil já tinha características próprias que o diferenciavam do falado em Portugal.
Com tudo as conseqüências disso é a miscigenação de raças, encontrada em nosso país, que forma uma das mais lindas e diversificadas populações do mundo.