Modulo IX
A imposição da língua portuguesa foi uma questão fundamental para Portugal, no que diria respeito à preservação da colônia, contudo, a concorrência do português com a língua geral ainda persistiu até a segunda metade do século XVIII, quando o discurso das autoridades portuguesas se deu através de uma política de difusão e obrigatoriedade do ensino da língua portuguesa.
Antes de chegar Pedro Álvares Cabral ao Brasil existia mais de mil línguas nas terras brasileiras, faladas por indígenas americanos de diversas etnias. No transcorrer de sua história, o português brasileiro incorporou empréstimos de termos não só das línguas indígenas americanas e africanas, mas também, do castelhano, do francês, do inglês e do italiano.
O Marquês de Pombal instituiu o português como a língua oficial do Brasil. Nesta altura, devido à evolução natural da língua, o português falado no Brasil já tinha características próprias que o diferenciavam do falado em Portugal.
Com tudo as conseqüências disso é a miscigenação de raças, encontrada em nosso país, que forma uma das mais lindas e diversificadas populações do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário