Eu

Eu

Seja feliz...

O êxito consiste em alcançar o que se deseja!

A felicidade em desejar o que se alcança...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Relações Raciais - ATIVIDADE MOD. V

ATIVIDADE MOD. V

· Minha opinião sobre onde à escola falhou na transmissão da história com os negros, perante a história do Brasil.

Não penso que a escola tenha falhado e sim que ela talvez não esteja ainda devidamente preparada para atender e lidar com as diferenças, porém estamos a caminho disto e com o passar do tempo estamos avançando rumo a uma educação livre de preconceitos entre todos (alunos, professores, funcionários e pais). Afinal só existe falha quando não se tem ali um desejo de mudança e progresso. Quando há determinação, informação e senso crítico caminhamos sempre rumo á avanços e assim não falhamos, apenas não terminamos esse processo tão complexo de conscientização.

Relações raciais atividade III

Atividade III

Perante a reflexão realizada a partir do estudo desse módulo, realize uma atividade com seus alunos que trabalhe o Respeito às Diferenças. Registre o desenvolvimento da atividade através de fotos ou relatório e poste no seu blog e no blog da escola conforme a orientação do coordenador pedagógico.

Pensar nas relações raciais seja elas na concepção de raça, cor, etnia, gênero, classe ou religião é considerar todos como sujeitos de direito e seres integrantes do processo histórico, político e social de nosso país. Sendo assim, trabalhar essas diferenças desde a educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária livre de preconceitos.

Portanto resolvi realizar com minha turma de berçário, na Escola Municipal Edna Lane, uma atividade que reproduz estes conceitos em forma de contação de história. Utilizei para isso a historinha infantil “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado.

A história retrata a diversidade racial de forma graciosa e inteligente. Para realizar a atividade contei com a ajuda de minha colega de trabalho Creuzani, juntas organizamos a sala de aula e as crianças para a apresentação da história com o uso de fantoches.

O contentamento das crianças no desenrolar da história nos reflete no nível de aproveitamento da atividade, e também nos mostra que a educação infantil, pode, deve, e está trabalhando o ato de educar e não somente o cuidar.

Contudo a atividade foi muito prazerosa e espero através deste curso continuar tendo temas importantíssimos como este para executar em minha prática educacional.